O Facebook
vai começar a coletar dados sobre como cada usuário movimenta o mouse
na tela. E isso não é rumor. Quem disse foi o chefe do setor de análises
da rede social, Ken Rudin, em entrevista ao The Wall Street Journal.
Segundo Rudin, saber como cada pessoa mexe o mouse (ou o dedo, no
caso de um aparelho ‘touch’) e clica no que aparece na tela vai aumentar
– e muito – a base de informações sobre comportamento na rede. A
proposta está em fase de testes e em alguns meses deve entrar em
operação, diz o executivo.
Isso incluiria, por exemplo, informações sobre quanto tempo a pessoa
deixa o cursor do mouse em cima de uma foto antes de clicar. Ou sobre
qual parte do feed de notícias ou de um anúncio chamou a atenção o suficiente para o usuário parar de rolar a tela do celular e ler o post.
Esse mundo de dados poderá ser usado pelo Facebook para desenvolver
novos produtos e vender espaço publicitário de forma mais precisa. Em
outras palavras: segmentar o público de acordo com a necessidade do
anunciante.
A reportagem do WSJ lembra que esse tipo de monitoramento
não é raro no mundo da internet, mas até hoje não tinha entrado na
estratégia de negócios do Facebook. E cita o exemplo do Shutterstock,
site de venda de imagens que coleta dados sobre tudo o que o usuário faz
na página.
Como é hoje. São dois tipos de dados coletados pelo
Facebook: demográficos (como a cidade onde você nasceu, onde mora, se
fez faculdade – por exemplo) e informações sobre comportamento,
capturadas a partir das páginas e posts curtidos, além da rede de
amigos.
E, claro, o Facebook só pega essas informações porque os
usuários estão dispostos a aceitar os termos de privacidade da rede e
postar, postar e postar…
E você? Qual a sua opinião sobre esse tipo de monitoramento?
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