Don Pina - O Diário De Dois Deputados "Ouvir Video Audio" [ Resumo da Situação Politica do País ]


Nesta musica o rapper , compositor e produtor de vídeo faz um resumo da atual situação politica no seu país de origem. Que não esta a passar um momento politico muito bom.
Esta musica foi cantada em Criolo e com tem a letra traduzida em português.

O POVO ESTA CANSADO....
GUINE-BISSAU

LETRA EM PORTUGUÊS

O povo já está cansado
o povo já está cansado
por favor, perdoem a nossa terra
ja queremos tambem avançar
ja queremos tambem avançar

eu sou ministro, um deputado, uma das cabeças do governo
nao quero saber se por minha causa o país esteja a viver num inferno
o que interessa é a minha cabeça, a minha familia é que é o meu reino
resto é resto, todo o resto sao folhas fora do meu caderno

com suborno eu vendo quelquer um dos nosso produtos internos
o jogo é duro, finge que es tolo para poderes entrar lá dentro
como dizem os estrangieros, jogos desses eu bem entendo
pus um membro de cada partido no partido que eu governo

dividimos as terras e as vendemos porque ninguem aqui é eterno
se eu nao o vender, outro o fará, toda a gente aqui é veneno
dei ao povo um pouco de electricidade para sairem das velas e nevoeiros
paguei alguns meses de salário para pensarem que fiz tudo certo

manifestaçao correu bem, paguei o povo com o meu engenho
comprei empresas no estrangeiro e pus em nome dos meus filhos
no território, em nome de sobrinhos e conhecidos
depois de 4 anos se eu perder ja tenho a vida resolvida

O povo ja está cansado
o povo já está cansado
por favor, perdoem a nossa terra
ja queremos tambem avançar
ja queremos tambem avançar

eu sou o presidente dos guineenses, tenho que amar a minha terra
eu sou guineense, eu sou guineense , no fina do dia é o que interessa
eu sou guineense, eu sou guineense mas tenho que pensar na minha carteira
mesmo que isso signifique que tenho de baixar a minha bandeira

temos de abrir os olhos para aguentarmos esse jogo do estrangeiro
fiat punto nao deve competir nem com um ferrari de brinquedo
mas se tivermos a roubar a gasolina na vamos andar nem um metro
os brancos dividiram nos mais uma vez para reinarem mais um século, é certo

quando as empresas sao abertas aqui, 50% é pra nós
nao é atoa que ninguem quer investir na guine agora
tao a ver esse dinheiro todo e chamam isso de ajudas
nao perceberam que só estao a aumentar mais as dividas futuras

eu sou como aqueles negros que levavam os negros pra as praias
ja tenho um pagamento que veio das florestas e areias da área
todos os dias camioes passam na nossa rua com as suas marcas
tirei as vigilhas do nosso mar para facilitar as empresas pescárias

O povo ja está cansado
o povo já está cansado
por favor, perdoem a nossa terra
ja queremos tambem avançar
ja queremos tambem avançar

discurso:
é bom contar a verdade
é muito falhado
o que é que fazemos no concelho de ministro?
tenho de ter os meu terrenos
tenho que ter carros
tenho que...
tenho que mandar o meu filho ir estudar
se a bolsa de estudos vier, vamos vende-la,
dar ao meu irmao para ir
é so isso que fazemos aqui

esse país é um :
F..ING país falhado




mas na verdade, na realidade é bom falarmos a verdade
precisamos de goverantes como khadafi ou Mugabi
nao persnalidades com mentalidadess atras das grades
que banalizam o seu povo, a sua cultura, a sua paz e

ainda vem com descursos que o futuro será florescente
mas corrumpidos pelo estrangeiro, só o vosso bolso acende
nem foi ha 50 anos que os nossos avôs tiveram na frente
a lutar por nós e agora voces aceitam de novo essa corrente

a corrente da exportaçao, a corrente da aniquilação
de todos os sonhos da naçao, levam de bandeja o teu pao
enquanto os vossos filhos sao barrados nas fronteiras europeias
europeus sobem com contentores de produtos de terras alheias

mas a luta continua como disse o samora
o inimigo nao nasceu na terra,o inimigo vem de fora, ora
mas ha sempre aqueles africanos com compexo de inferioridade
e sao esses que estao com fato e gravata a mentirem nas cidades

O povo já está cansado
o povo já está cansado
por favor, perdoem a nossa terra
ja queremos tambem avançar
ja queremos tambem avançar

Enviar um comentário

0 Comentários