O que é um Selo Musical?
Selo Musical é um escritório ou departamento que trabalha com estilos musicais específicos e atuam de forma mais direcionada. Inicialmente, os Selos surgiram como ramificações das grandes gravadoras para cuidar de segmentos exclusivos, e para isso, reuniam profissionais especializados em todas as áreas.Com o passar do tempo, os Selos adquiriram autonomia e passaram a operar directamente com o mercado, desvinculando-se das gravadoras e se tornando independentes. Houve então uma grande expansão dessa modalidade, e actualmente vemos grandes nomes da música brasileira serem lançados por estes pequenos empreendimentos.
Selo Musical x Gravadora
É comum haver a confusão entre os termos Selo Musical e Gravadora, já que ambas compartilham a mesma função, entretanto, a diferença é grande quando se está analisando a estrutura, o porte e o poder de influência de cada uma.O Selo Musical possui uma estrutura pequena, com poucos funcionários e recursos limitados; geralmente não é tão conhecido e, por isso, não possui poder de influência significativo no mercado. Pode atender à segmentos específicos ou variados, dependendo do foco de actuação. Normalmente, enfrenta mais dificuldades para lançar um novo talento e, em muitos casos, não realiza os trabalhos de estúdio, ficando apenas com a parte de planejamento, marketing, divulgação e gestão.
Já a Gravadora é uma empresa que possui uma estrutura grande e complexa, com maior número de funcionários e maior disponibilidade de recursos. A consolidação da marca faz com que a empresa tenha autoridade e influência no mercado, facilitando a inserção dos artistas que promove. Da mesma forma, seu planejamento de marketing aliado ao seu know-how faz com que suas produções logrem êxito com o público em geral, visto que atendem à variados estilos.
Fonte: DISCMIDIA
0 Comentários