O que é uma Licença Mecânica Musical?

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O que é uma licença mecânica?

De acordo com a Harry Fox Agency , uma agência de cobrança mecânica de royalties, uma licença mecânica concede ao usuário o direito de reproduzir e distribuir composições musicais protegidas por direitos autorais em CDs, discos, fitas, ringtones, downloads digitais permanentes (DPDs) , fluxos interativos e outros configurações digitais compatíveis com vários modelos de negócios. Em troca da permissão, os licenciados pagam uma taxa legal ao (s) proprietário (s) dos direitos autorais por reprodução.

fundo

No início do século 19, os pianos de tocador que tocavam músicas transcritas em um rolo de papel estavam crescendo em popularidade. Isso criou a primeira grande disputa sobre leis de direitos autorais em relação à reprodução de partituras. Em 1908, o caso em questão, White-Smith Music Publishing Co. vs. Apollo Co. (209 EUA 1) , chegou à Suprema Corte.
A Suprema Corte decidiu em favor da Apollo Co., afirmando que os fabricantes de pianos e rolos de piano não eram obrigados a pagar royalties aos compositores quando usavam suas partituras. Os compositores rapidamente tomaram medidas contra a decisão, pressionando o Congresso. Os esforços ativistas dos compositores americanos rapidamente fizeram com que os regulamentos governamentais fossem implementados com a Lei de Direitos Autorais de 1909 . Esse ato estabeleceu licenças mecânicas para a lei, o que foi um triunfo para compositores e compositores, pois eles finalmente tiveram a chance de serem pagos por suas contribuições criativas. A lei americana de direitos autorais manteve o sistema de licenciamento mecânico, ajustando-o à medida que os avanços tecnológicos tornam as reproduções de obras protegidas por direitos autorais mais complexas.

O que é uma Licença Mecânica Obrigatória

A Seção 115 da Lei de Direitos Autorais permite que uma composição seja considerada correta e legalmente licenciada por um usuário de música por meio do envio ao proprietário da composição, na maioria das vezes o editor de música , de um Aviso de Intenção para obter uma licença obrigatória para os direitos mecânicos. Além de algumas exceções, qualquer pessoa que envie o aviso adequado de intenção é livre para reproduzir a composição para a qual está obtendo uma licença e o detentor dos direitos autorais é obrigado a licenciar o uso da música sob a licença compulsória. As exceções a esta licença obrigatória são as seguintes:
  • Direito de Primeiro Uso: A licença compulsória não se aplica a composições que ainda não foram gravadas. Até que uma música tenha sido gravada sob autorização do proprietário dos direitos autorais e que a primeira gravação tenha sido distribuída ao público, o editor poderá cobrar o que quiser pelo uso dos direitos autorais e não estará vinculado à taxa de licença obrigatória.
  • Obras musicais dramáticas: a música não pode ser destinada à ópera ou para uso em teatro musical.
  • Registro não fonográfico: A composição deve ser uma gravação apenas de áudio para aplicar a uma licença obrigatória. Em 1995, a Lei de Direitos Autorais foi revisada para deixar claro que as licenças mecânicas obrigatórias também se aplicam aos DPDs ou à entrega digital de registros telefônicos (como um download de música do iTunes).
  • Principais mudanças: Quando a pessoa obtém uma licença compulsória, é permitido que ela organize a música “de acordo com o estilo ou a maneira de interpretação da apresentação (Lei de direitos autorais 115 (a) (2)) . No entanto, não se pode mudar a melodia básica ou o caráter fundamental do trabalho, portanto, nenhuma letra ou melodia nova. Esses tipos de alterações requerem permissão direta dos editores / gravadores.
Este aviso também serve como um meio legal para um serviço de streaming de música obter uma licença obrigatória para distribuição da música em sua plataforma, em vez de entrar em um acordo direto com os editores de música das composições. Se as diretrizes adequadas forem seguidas pelo usuário, um editor de música não poderá recusar o uso.

Direitos NÃO Cobertos por Licenças Mecânicas

Conforme definido anteriormente, as licenças mecânicas concedem apenas determinadas permissões para os licenciados. Licenças diferentes devem ser obtidas se um licenciado estiver buscando outros direitos, e eles terão que arquivar e negociar por essas licenças separadas. A seguir, são apresentadas breves descrições de vários direitos que não são cobertos por licenças mecânicas.
  • As licenças de uso principal são necessárias para utilizar uma gravação de som com direitos autorais Uma licença de uso principal pode ser obtida com o proprietário da gravação principal, geralmente uma gravadora . Não é administrado pela Harry Fox Agency (HFA).
  • As licenças de sincronização são necessárias para indivíduos que buscam os direitos para incluir a música em um vídeo (incluindo vídeos do YouTube), filme ou TV. Para obter uma licença de sincronização , as partes interessadas precisam entrar em contato diretamente com o editor ou compositor.
  • São necessárias licenças de desempenho público para executar publicamente uma música com direitos autorais. Essas licenças geralmente são concedidas por detentores de direitos autorais por meio de Organizações de Direitos de Execução (PROs), como ASCAP, BMI ou SESAC.
Além disso, as licenças mecânicas não permitem a reimpressão de letras, a fabricação de partituras ou o uso de trabalhos protegidos por direitos autorais como música de fundo, em jukeboxes digitais, como toques, karaokê ou em uma produção teatral. Contratos separados devem ser feitos com o proprietário dos direitos autorais para essas permissões.

Taxas de royalties mecânicos

O United States Copyright Office define uma taxa de royalties mecânica legal que exige um determinado pagamento para cada reprodução de uma obra protegida por direitos autorais. Para vendas e downloads físicos, essa taxa é fixada em uma taxa fixa de 9,1 centavos para músicas com menos de cinco minutos. Para peças com mais de cinco minutos em tempo de reprodução, a taxa é de 1,75 centavos por minuto. A taxa para toques é de 24 centavos por toque.
Diferentemente das taxas de royalties para vendas físicas, downloads digitais e toques, os royalties definidos para o streaming interativo sob demanda são bastante complexos. As taxas de royalties mecânicas para streaming interativo são baseadas em vários fatores e fórmulas. A receita do serviço aplicável, o dinheiro pago aos proprietários da gravação de som, o número de assinantes e os royalties de desempenho são apenas alguns dos fatores levados em consideração na determinação das taxas de streaming. Portanto, diferentemente dos royalties mecânicos pagos por vendas físicas e downloads digitais, não há uma taxa definida.

Alterações propostas ao licenciamento mecânico (MMA)

Em julho de 2018, todas as leis e regulamentos governamentais em torno do licenciamento mecânico estão escritos na Seção 115 da Lei de Direitos Autorais. O conteúdo desta seção tem mais de um século, sendo anterior aos serviços de escuta digital. No entanto, uma proposta de lei chamada Lei de Modernização da Música tenta modificar e atualizar os processos de licenciamento de músicas, incluindo a Seção 115. Até o momento da redação deste artigo, foram propostas as seguintes alterações em relação ao licenciamento mecânico:
  • Reforma a seção 115 para encerrar o procedimento de arquivamento em massa de Aviso de Intenções junto ao Escritório de Direitos Autorais, a fim de ajudar os compositores a receber royalties o mais rápido possível.
  • O financiamento e a criação de um Mechanical Licensing Collective (MLC), governado por compositores e editores. O MLC seria responsável por discutir os desafios atuais associados à regulamentação da indústria da música, uma vez que é impactada pela tecnologia em rápida evolução. Paralelamente a essas discussões, o MLC criaria e proporia soluções para os problemas que surgissem. Essa entidade também seria essencialmente o único organismo através do qual as licenças mecânicas fluem. Em vez de ter que trabalhar com procedimentos e intermediários complicados de licenciamento, os serviços de streaming digital poderão obter uma licença mecânica geral da MLC. Esta licença é semelhante às licenças gerais vendidas pelos PROs. Um dos principais inquilinos da legislação é que, se DSPs como Spotify e Apple obtêm essas licenças mecânicas gerais,
  • Crie um banco de dados de registros públicos de proprietários de direitos autorais para ajudar a aumentar a eficiência dos provedores de música digital e dos compositores e editores que eles devem pagar. Esse banco de dados também tem a intenção de aumentar o número de músicas reivindicadas por editores e outros proprietários de direitos autorais, permitindo que sejam pagas.
  • Conceda direito a compositores e editores.
  • Substitua o processo atual de definição de taxa (uma responsabilidade do Copyright Royalty Board) por padrões que melhor representem o mercado livre americano.

Como obter uma licença mecânica

Normalmente, os indivíduos que procuram uma licença mecânica usam agências de cobrança. Normalmente, nos EUA, os indivíduos que procuram uma licença mecânica usam uma das duas agências de licenciamento mecânico: a Harry Fox Agency (HFA) ou a Music Reports Inc (MRI) . O processo de obtenção de uma licença, conforme detalhado abaixo, geralmente é conduzido pela HFA, MRI ou por uma agência semelhante em nome de um indivíduo, provedor de serviços digitais ou gravadora. Os indivíduos podem usar o HFA para obter licenças mecânicas para pequenos números de lançamentos em seu site por uma taxa nominal e muitas gravadoras usam os serviços da agência para obter licenças mecânicas de editores de música.
O primeiro passo na obtenção de direitos mecânicos é determinar quem é responsável pelo licenciamento da obra. Será o proprietário dos direitos autorais da composição ou alguém autorizado a lidar com o licenciamento em seu nome. Uma maneira de localizar os proprietários dos direitos autorais é através do banco de dados de registros públicos do Escritório de Direitos Autorais , onde as partes interessadas podem procurar por si mesmas ou arquivar solicitações para a equipe fazer isso por eles. Depois que o proprietário dos direitos autorais for identificado (ou considerado não identificável), o licenciado deverá enviar a eles um Aviso de Intenção para Obter uma Licença Obrigatória (NOI). De acordo com o Copyright Office , “um NOI deve ser atendido antes ou dentro de trinta dias depois de fazer e antes da distribuição de quaisquer registros telefônicos da obra.” *
É importante observar que um Aviso de Intenção é usado como último recurso no setor. Devido à doutrina obrigatória de licenciamento mecânico da lei de direitos autorais, os proprietários de direitos são obrigados a permitir que outra pessoa registre sua composição e distribua essas reproduções, se assim o desejar. Como os detentores de direitos não podem realmente recusar uma solicitação de licenciamento obrigatório, é mais fácil passar pelo HFA ou pelos detentores dos direitos diretamente do que pelo Escritório de direitos autorais. Os NOIs são usados ​​quando há falta de informações disponíveis ou quando os proprietários dos direitos dificultam a conclusão do contrato de licenciamento.
Se o nome e as informações de contato do proprietário dos direitos autorais estiverem registrados nos registros públicos do Copyright Office, o licenciado (ou a organização que trabalha em nome do licenciado) deverá enviar o NOI ao proprietário ou a um agente, conforme autorizado pelo proprietário. No caso de haver vários proprietários de direitos autorais registrados com a obra, é permitido um NOI singular enviado a qualquer um dos proprietários ou de seus agentes. Se a obra não possuir um proprietário de direitos autorais registrado no Escritório de direitos autorais, o NOI deverá ser enviado diretamente ao Escritório de direitos autorais. Ao fazer isso, o licenciado se protege contra infrações e os royalties do uso da obra serão retidos e pagos à parte apropriada se forem identificados no futuro.
O Escritório de direitos autorais permite que indivíduos arquivem avisos on-line ou por correio físico. Há uma taxa de US $ 75 para um NOI para o primeiro título. Depois disso, o depósito em papel tem uma taxa adicional de US $ 20 para cada grupo de 10 títulos e o depósito on-line tem uma taxa adicional de US $ 10 para cada grupo de 100 títulos. Para registrar um NOI online, as partes interessadas podem visitar a página do Copyright Office no processo. Para registrar um NOI por correio, o documento (com um cheque ou usando uma conta de depósito para cobrir a taxa) pode ser enviado para o seguinte endereço:
Copyright Royalty Board
Attn: Divisão de licenciamento PO Box 70977
Washington, DC 20024-0977
O Escritório de direitos autorais não fornece nenhum formulário ou documento NOI padrão. No entanto, a lei descreve o conteúdo exigido de um NOI no 37 CFR § 201.18. Eles são os seguintes:
  1. O cabeçalho deve “clara e com destaque” designar o documento como um NOI com o título: “Aviso de intenção de obter uma licença obrigatória para a criação e distribuição de registros telefônicos”
  2. Deve haver uma "declaração clara", incluindo:
    • O nome legal completo do licenciado.
    • Todos os outros nomes relevantes usados ​​pelo licenciado.
    • As informações de contato do licenciado: número de telefone, endereço completo e endereço de e-mail. (Uma caixa postal não é suficiente, a menos que seja a única opção no local.)
    • Se o licenciado for uma organização comercial: o nome e o título do CEO ou chefe equivalente da gerência da entidade.
    • O ano fiscal da solicitação de licença
  3. Para cada composição que está sendo licenciada, as seguintes informações devem ser listadas (se disponíveis):
    • Título
    • Autor (es)
    • Proprietário (s) de direitos autorais
    • Todas as formas de gravação telefônica e plataformas de escuta que a licença será usada para criar (ex: CD, vinil, DPD, streaming, combinação de várias, etc.)
    • Data prevista de lançamento dos registros telefônicos já feitos ou a serem feitos usando a licença
    • Nome do (s) artista (s) que está gravando a obra protegida por direitos autorais
    • Número (s) de catálogo, nome (s) da gravadora que se espera que sejam afiliados à obra licenciada
    • Data de fabricação dos registros telefônicos (se houver) feitos com a licença
  4. Os NOIs devem ser assinados por um membro da parte arquivadora ou seu agente autorizado.
Desde que o NOI contenha o conteúdo necessário e seja arquivado dentro do prazo apropriado, o licenciado recebe direitos mecânicos após a apresentação do NOI. O licenciado também deve manter os pagamentos de royalties como parte do contrato.

Direitos mecânicos e transmissão digital

De acordo com o Relatório Semestral dos EUA em 2018 (julho de 2018) pela empresa de informação, dados e medição Nielsen Music, o streaming continua a crescer em popularidade. O relatório afirma que, no ano passado, as vendas totais de álbuns (e vendas equivalentes de faixas individuais) diminuíram 20,2% no ano passado. No entanto, o consumo por meio da transmissão de músicas em áudio sob demanda aumentou 45,5% e a transmissão de músicas por vídeo sob demanda aumentou 34,7%.
É seguro assumir que o streaming não será interrompido tão cedo. A nova forma de consumo oferece ao usuário um catálogo muito maior de músicas para seleção, mantendo a experiência de audição compacta, rápida e de alta qualidade que a música digital oferece. Acredita-se também que o streaming seja muito mais acessível para o consumidor. No entanto, cada vez que uma música começa a ser transmitida, o direito mecânico (junto com outros) da composição está sendo explorado.
Historicamente, os royalties mecânicos devidos aos editores de música foram acompanhados pelas vendas de discos, fitas cassete, CDs e downloads digitais que incorporavam o trabalho que estava sendo licenciado. Esse método de catalogar vendas e royalties está se mostrando defeituoso, à medida que a tecnologia se adapta e muda a maneira como a sociedade consome música. Como os serviços de streaming de música sob demanda , como o Spotify e o Apple Music, continuam a afastar mais usuários da compra e venda tradicionais de discos, a lei americana de direitos autorais está correndo para alcançá-lo.
O problema com a definição de royalties para streaming digital sob demanda decorre de um argumento em andamento no setor sobre quais permissões o streaming digital deve exigir. Alguns argumentam que o streaming sob demanda permite seleção, personalização e entrada de consumidores suficientes para que ele seja tratado exatamente como CDs e DPDs. Este argumento requer apenas licenças mecânicas. Outros argumentam que os serviços de streaming devem ser tratados mais como as estações de rádio tradicionais e devem exigir licenças de desempenho público . Devido à natureza híbrida do streaming, é difícil determinar como os royalties devem ser alocados; no entanto, foi decidido que o streaming interativo explora os direitos de desempenho e mecânicos, enquanto o streaming de música não interativo apenas explora os direitos de desempenho.
Normalmente, os serviços de streaming digital fazem acordos com gravadoras para distribuir gravações de som em suas plataformas. Depois que a licença é solidificada para as gravações sonoras principais, as plataformas de streaming são obrigadas a obter licenças mecânicas aplicáveis ​​ao uso de composições subjacentes pertencentes a editores de música. Os serviços de streaming geralmente trabalham com a HFA e a Music Reports, Inc. (MRI) para emitir avisos de intenção em massa aos editores de música que possuem os direitos autorais aos quais estão buscando direitos mecânicos. Você pode ler mais sobre isso no guia HFA e no guia MRI .
Geralmente, na indústria da música, uma entrega digital é considerada uma reprodução e uma comunicação. Isso significa que o desempenho e os direitos mecânicos são explorados. Nos Estados Unidos, a lei de direitos autorais especifica as diferenças entre esses direitos. Ele afirma que um download digital (da iTunes Store, por exemplo) explora apenas o direito mecânico, enquanto um serviço de rádio não interativo personalizado (como Pandora, iHeartRadio etc.) apenas explora o desempenho corretamente. No entanto, com o streaming sob demanda (interativo), o setor reconhece que os direitos mecânicos e de desempenho estão sendo explorados e, portanto, exige licenças para ambos os direitos e o pagamento subsequente de royalties para cada um.

Fontes

Composta por
Mamie Davis, Luke Evans, Jacob Wunderlich, Rene Merideth, Jeff Cvetkovski e Aaron Davis
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