O que é streaming de música
sob demanda?
Por que escrevemos este guia
Este guia serve como uma continuação
lógica do nosso guia anterior, o Download
Digital . Para entender melhor o
contexto e o conteúdo do On-Demand Music Streaming e seu papel na indústria da
música, recomendamos começar primeiro.
Graças ao advento da Internet e à
crescente tecnologia digital na última década, a indústria da música digital
ganhou um impulso significativo. Uma ampla variedade de plataformas
digitais - serviços de streaming, downloads, players de mídia digital,
webcasters e muito mais - cresceram e se consolidaram para se tornarem grandes
players em um setor inteiramente novo da indústria da música. O streaming
é um dos formatos digitais mais populares entre os ouvintes de música digital,
com um número estimado de 92,2 milhões de usuários de streaming nos EUA em
2016, segundo o Statista ,
um portal de dados de mercado on-line.
A tendência não parece estar diminuindo
tão cedo. O streaming deve assumir a principal fonte de música digital nos
Estados Unidos até 2021, com base em um total projetado de 119 milhões de
usuários de streaming. Estima-se que o streaming não apenas se torne o
formato de música digital mais popular nos EUA, como também se torne o
mais lucrativo . Na última década, uma infinidade de
empresas na indústria da música - Spotify, Amazon Prime Music, Apple Music,
Soundcloud, iHeart Radio, Deezer, TIDAL - tentaram atender a essa demanda por
música digital. O Spotify está entre os serviços mais populares entre os
jovens ouvintes de música digital: em 2017, 38% dos usuários do Spotify tinham
entre 12 e 24 anos, de acordo com Statista .
Os americanos gastaram cerca de 6,7
bilhões de horas ouvindo música digital por mês em 2016.
Segundo Statista, entre os gêneros musicais mais populares, dance / eletrônica,
R & B / Hip-Hop e música latina eram mais propensos a serem consumidos por
serviços de streaming do que em álbuns físicos. Esses números continuam
aumentando.
Os padrões da indústria musical em
relação ao streaming de música sob demanda estão mudando em tempo real, à
medida que os principais players alcançam vários acordos entre si e abordam os
desafios e oportunidades de novas fontes de mídia digital.
Índice
O significado de
royalties de desempenho "sob demanda" para o
desempenho principal e royalties mecânicos para os
tipos de composição subjacente de fontes de DSPs
royalties de desempenho "sob demanda" para o
desempenho principal e royalties mecânicos para os
tipos de composição subjacente de fontes de DSPs
O Significado de "Sob Demanda"
O streaming de música sob demanda
contrasta com o webcasting não interativo porque é um serviço interativo ,
o que significa que o usuário pode ouvir qualquer música no banco de dados do
Digital Service Provider (DSP) sem restrições de tempo ou recursos de
reprodução. O usuário pode pausar, pular, retroceder e criar listas de
reprodução, mas não pode copiar o arquivo digital.
Os serviços populares de streaming de
música sob demanda incluem Spotify, Tidal, SoundCloud, Apple Music e
Bandcamp. No mundo da computação, esses DSPs são considerados
"servidores em nuvem", o que significa que operam por meio de
servidores remotos que armazenam dados e permitem que os usuários os acessem
sempre que houver Internet acessível.
Até o momento, existem duas camadas de
streaming de música sob demanda:
·
Suporte ao anunciante
/ “Freemium”: o serviço digital sob demanda
fornecido é gratuito para o ouvinte e é suportado por anúncios.
·
Assinatura / Premium: o provedor de serviços digitais sob demanda
cobra uma taxa de assinatura mensal para os usuários, que podem ouvir sem
anúncios.
Royalties de desempenho para o mestre
A Lei do Desempenho Digital em Gravações
Sonoras, de 1995, instituiu uma realeza pública para
artistas e gravadoras quando determinadas gravações são
realizadas através de transmissões de áudio digital, abrindo um mundo de
receita de royalties anteriormente disponível apenas para compositores e editores de música.
A Lei de 1995 refere-se apenas ao
streaming de música sob demanda com base em assinatura. No entanto, a
Digital Millennium Copyright Act de 1998 estendeu esse direito aos webcasters
que oferecem streaming não interativo (para saber mais sobre isso, visite Streaming não interativo ). As taxas e os termos de licença entre os
DSPs e os principais proprietários dos direitos autorais são decididos por
negociação voluntária ou arbitragem obrigatória.
Do DSP à gravadora e ao gravador
Os acordos de streaming de música sob
demanda entre gravadoras e DSPs (por exemplo, entre Sony Music
Entertainment e Spotify) normalmente concedem às gravadoras uma grande
porcentagem da receita de publicidade e / ou taxas de assinatura do DSP,
multiplicada pela fração de reproduções de cada mestre nos número de execuções
que ocorrem no total no DSP.
É importante observar que essas
transações não ocorrem entre artistas de
gravação; uma gravadora negociará com um DSP taxas de royalties aplicáveis
a todos os artistas de sua lista. Um artista de gravação pode negociar
melhores termos separadamente com a gravadora em seu contrato de gravação, mas
é altamente improvável que um artista negocie diretamente com um DSP.
·
Etapa 1: um mínimo por
assinante para todas as gravadoras
A maioria dos contratos envolve um mínimo
por assinante , o que significa que as gravadoras recebem uma certa
royalties para cada assinante, independentemente de quantas vezes um mestre seja
reproduzido no DSP ou quanto ele recolhe. Esta provisão está incluída para
desencorajar um DSP de baixar preços muito baixos para criar mais assinantes.
Por exemplo: Um contrato entre uma gravadora e um DSP pode
especificar que o valor total de royalties devido à gravadora não possa ser
inferior a 60% de US $ 5 por assinante. Nesse caso, a quantidade total de
dinheiro que a gravadora recebe, não importa quais mestres sejam reproduzidos,
não pode cair abaixo de US $ 3,00 por assinante. Se esse acordo fosse
entre a Sony Music e o Spotify, o mínimo por assinante da Sony Music seria de
US $ 249.000.000, dados os 83 milhões de assinantes do Spotify em 2018 multiplicados
pelo mínimo de US $ 3,00 por assinante da Sony.
·
Etapa 2: uma fração
baseada em reproduções principais de gravadoras individuais
Então, esse mínimo por assinante é proporcional
a todas as outras gravadoras que licenciam masters para o DSP com base
no número de reproduções, o que significa que o total de royalties da gravadora
é multiplicado por uma fração, cujo numerador é o número de os mestres da
gravadora tocados no DSP e cujo denominador é o número total de mestres tocados
por cada licença de gravadora do DSP.
Por exemplo: Graças ao mínimo por assinante especificado
acima, o DSP deve pagar US $ 3,00 por assinante a todas as gravadoras que o
licenciaram para usar os mestres em seu site. Mas se os mestres da Sony
Music atribuíssem 40% do total de transmissões do Spotify em um mês, a Sony
Music receberia 40% de US $ 3,00 ou US $ 1,20 por assinante. Dado o número
de assinantes do Spotify, as TOTAL DE ROYALTIES da Sony Music do DSP seriam
iguais a US $ 99.600.000.
·
Etapa 3: Uma fração
baseada em reproduções principais para artistas de gravação
Por fim, o mínimo pro-rated por
assinante é novamente pro-rated para os artistas de uma
determinada gravadora, com base no número de execuções de cada mestre no DSP.
Por exemplo: se os mestres de um artista de gravação da Sony
Music fossem transmitidos no DSP 300.000 vezes, e o total de transmissões da
Sony Music em todos os seus gravadores fosse de 12.000.000, os fluxos do
artista seriam iguais a 2,5% (300.000 / 12.000.000) dos fluxos totais da
Sony. Dado o total mínimo por assinante especificado acima, US $ 0,03
seriam atribuídos aos mestres do artista.
·
Etapa 4: Taxa de
royalties específica de um artista de gravação
A taxa de royalties de um artista de
gravação determinaria qual porcentagem do artista de gravação por mínimo de
assinante especificada na Etapa # 3 se aplicaria aos royalties do artista.
Por exemplo: Se o artista da Sony registrasse uma taxa de
royalties especificada em seu contrato igual a 10%, ele receberia US $ 0,003
por assinante.
Lembre-se de que esses números são
hipotéticos. Os números reais variam de caso para caso.
Desempenho e royalties mecânicos para a composição
subjacente
Para que um site reproduza uma música, o
site deve obter uma licença de desempenho do PRO aplicável - nos Estados
Unidos, ASCAP, BMI, SESAC e / ou GMR - ou obter uma licença direta com o
proprietário dos direitos autorais subjacente, geralmente um editor de música .
Em 2008, o Copyright Royalty Board
confirmou um acordo entre a National Music Publishers Association (NMPA), a
Nashville Songwriters Association International (NSAI), a Songwriter's Guild of
America (SGA), a Recording Industry Association of America (RIAA) e a Digital
Media Association (DMA), que estabeleceu uma taxa mecânica legal obrigatória para streaming de música
sob demanda.
A maioria dos mecânicos de streaming interativos
nos Estados Unidos são coletados e pagos via Harry Fox e Music Reports - por
enquanto. O Music Modernization Act (MMA) , assinado em lei em 11 de outubro de 2018, está
estabelecendo o Mechanical Licensing Collective (MLC). O MLC será o novo
lar para o licenciamento mecânico de streaming.
Tipos de DSPs
A divisão de royalties depende do tipo
exato de serviço oferecido por um DSP. Abaixo está uma lista de DSPs que
pertencem especificamente ao streaming de música sob demanda.
DSP
|
Descrição
do Serviço Prestado
|
Exemplo
|
Independente,
Não portátil, Somente Streaming
|
O usuário
pode ouvir gravações de som apenas na forma de fluxos interativos e somente
de um dispositivo não portátil que transmite fluxos através de uma conexão de
rede ao vivo.
|
Um usuário
transmite o Spotify do seu computador de trabalho no escritório através de
uma conexão de rede ao vivo.
|
Autônomo,
Não Portátil, Uso Misto
|
O usuário
pode ouvir gravações de som por meio de um download limitado ou fluxo
interativo, mas apenas a partir do dispositivo não portátil onde o fluxo ou o
download foi originalmente transmitido.
|
Um usuário
baixa uma música do Spotify para a área de trabalho.
|
Autônomo,
portátil
|
O usuário pode
ouvir gravações de som por download limitado ou fluxo interativo a partir de
um dispositivo portátil.
|
Um ouvinte
acessa o Spotify pelo telefone celular.
|
Serviços
em pacote
|
O usuário
pode acessar um ou mais produtos ou serviços agrupados pelo mesmo preço (por
exemplo, quando um usuário pode comprar um dispositivo portátil e uma
assinatura de um ano para um serviço de streaming / download pelo mesmo
preço).
|
Um
provedor de smartphone pode oferecer uma assinatura de um ano a um serviço de
streaming como o Spotify.
|
Serviços
gratuitos, sem assinatura / com suporte para anúncios
|
O usuário
pode ouvir gravações de som via fluxo interativo ou download limitado
gratuitamente. (por exemplo, nível gratuito do Spotify)
|
O Spotify
oferece uma versão "freemium", suportada por anúncios, de seus
serviços.
|
As licenças de "passagem"
mencionadas nas tabelas a seguir se referem às licenças nas quais as gravadoras
licenciam direitos mecânicos diretamente em nome dos editores de música aos
DSPs.
Independente, Não Portátil, Apenas Streaming
·
Etapa 1: Calcular o
pool de royalties com tudo incluído *
Qualquer
quantia maior entre ...
|
(uma)
|
... 10,5%
da receita do DSP
|
|
b)
|
... o
valor que for menor entre ...
|
... $ 0,50
por assinante por mês
|
|
... 22% ou
18% do pagamento DSP à gravadora para gravações sonoras **
|
** 22% se as licenças não forem passadas ,
18% se forem passadas.
·
Etapa 2: Calcular o
pool de royalties a pagar
Qualquer
quantia maior entre ...
|
(uma)
|
... os
royalties mecânicos do pool de royalties all-in
|
|
b)
|
|||
... US $
0,15 por cada assinante qualificado por mês
|
·
Etapa 3: Alocar o pool
de royalties a pagar
[Pool de royalties
a pagar] / [Número total de "execuções"] =
|
Realeza
por "peça"
|
Independente, Não Portátil, Uso Misto
·
Etapa 1: Calcular o
pool de royalties com tudo incluído *
Qualquer
quantia maior entre ...
|
(uma)
|
... 10,5%
da receita do DSP
|
|
b)
|
... o
valor que for menor entre ...
|
... $ 0,50
por assinante por mês
|
|
... 21% OU
17,36% do pagamento do DSP à gravadora para gravações sonoras **
|
* Contém os royalties mecânicos E de
desempenho da composição subjacente.
** 21% se as licenças não são passadas ,
17,36% se são passadas.
·
Etapa 2: Calcular o
pool de royalties a pagar
Qualquer
quantia maior entre ...
|
(uma)
|
... os
royalties mecânicos do pool de royalties all-in
|
|
b)
|
|||
... $ 0,30
por cada assinante qualificado por mês
|
·
Etapa 3: Alocar o pool
de royalties a pagar
[Pool de
royalties a pagar] / [Número total de "execuções"] =
|
Realeza
por "peça"
|
Independente, Portátil, Uso Misto
·
Etapa 1: Calcular o
pool de royalties com tudo incluído *
Qualquer
quantia maior entre ...
|
(uma)
|
... 10,5%
da receita do DSP
|
|
b)
|
... o
valor que for menor entre ...
|
... $ 0,80
por assinante por mês
|
|
... 21% OU
17,36% do pagamento do DSP à gravadora para gravações sonoras **
|
* Contém os royalties mecânicos E de
desempenho da composição subjacente.
** 21% se as licenças não são passadas ,
17,36% se são passadas.
·
Etapa 2: Calcular o
pool de royalties a pagar
Qualquer
quantia maior entre ...
|
(uma)
|
... os
royalties mecânicos do pool de royalties all-in
|
|
b)
|
|||
... $ 0,50
por cada assinante qualificado por mês
|
·
Etapa 3: Alocar o pool
de royalties a pagar
[Pool de
royalties a pagar] / [Número total de "execuções"] =
|
Realeza
por "peça"
|
Serviços em pacote
·
Etapa 1: Calcular o
pool de royalties com tudo incluído *
Qualquer
quantia maior entre ...
|
(uma)
|
... 10,5%
da receita do DSP
|
|
b)
|
... o
valor que for menor entre ...
|
... $ 0,50
por assinante por mês
|
|
... 21% OU
17,36% do pagamento do DSP à gravadora para gravações sonoras **
|
* Contém os royalties mecânicos E de
desempenho da composição subjacente.
** 21% se as licenças não são passadas ,
17,36% se são passadas.
·
Etapa 2: Calcular o
pool de royalties a pagar
Qualquer
quantia maior entre ...
|
(uma)
|
... os
royalties mecânicos do pool de royalties all-in
|
|
b)
|
|||
... $ 0,25
por cada assinante qualificado por mês
|
·
Etapa 3: Alocar o pool
de royalties a pagar
[Pool de
royalties a pagar] / [Número total de "execuções"] =
|
Realeza
por "peça"
|
Serviços gratuitos sem assinatura / com suporte para
anúncios
·
Etapa 1: Calcular o
pool de royalties com tudo incluído *
Qualquer quantia
maior entre ...
|
(uma)
|
... 10,5%
da receita do DSP
|
|
b)
|
... o
valor que for menor entre ...
|
... $ 0,50
por assinante por mês
|
|
... 22% ou
18% do pagamento DSP à gravadora para gravações sonoras **
|
* Contém os royalties mecânicos E de
desempenho da composição subjacente.
** 22% se as licenças não forem passadas ,
18% se forem passadas.
·
Etapa 2: Calcular o
pool de royalties a pagar
Separe os royalties mecânicos do pool de royalties
All-In.
|
·
Etapa 3: Alocar o pool
de royalties a pagar
[Pool de royalties
a pagar] / [Número total de "execuções"] =
|
Realeza
por "peça"
|
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