5 ETAPAS CRUCIAIS PARA ENTENDER FINANÇAS PESSOAIS | NEGÓCIO

 5 ETAPAS CRUCIAIS PARA ENTENDER FINANÇAS PESSOAIS

Segundo Zerrenner (2007)  existem num universo total de 5 etapas primordiais que na qual é através da educação financeira que o indivíduo poderá mudar suas preferências e monitorar seu comportamento a respeito do ato de consumir e assim gerar poupança, uma vez que poderá alterar os incentivos e modificar as regras que caracterizam essas acções.

1 - Para começar a entender finanças pessoais é preciso ter essa ideia
principal que estrutura a sociedade capitalista, de forma que o dinheiro tem caráter de mercadoria e, como mercadoria, possui um preço. Cabe a nós entender essa estrutura e aprender a cuidar do nosso orçamento conforme as regras do jogo.

2 - Se formos ao banco, por exemplo, e oferecemos o nosso dinheiro a título de aplicação, ele nos pagará um preço para ficar com as nossas reservas e, quanto maiores forem essas reservas, mais caro o banco vai nos pagar para retê-las e mais benefícios conseguiremos. Esse é o poder do dinheiro sendo usado para gerar mais dinheiro.

3 - Dessa maneira, a educação financeira através do conhecimento dos agentes para a tomada de decisões, após a identificação dos motivos que levam o indivíduo a se endividar, pode contribuir para o controle dos gastos por meio do planejamento orçamentário, e até mesmo a identificação do melhor método de pagamento mais barato.

4 - Neste caso segundos os estudos realizados por Bodie (1999) a administração financeira pessoal deve ser caracterizada por quatro tipos de decisões, dentre elas: Decisões de consumo e economia: referente a quantia da riqueza que deve ser utilizada no consumo e a quantia que deverá ser poupada para o futuro; Decisões de investimento: envolve as melhores ações de investimento após identificar a quantia que sobrou do pagamento; Decisões de financiamento: referente a identificação de quando e como utilizar o capital de terceiros.

 

5 - Decisões de administração de risco: envolve a busca de métodos para reduzir as incertezas financeiras e determinar o melhor momento de assumir riscos econômicos. Stoner (1985, p. 151) afirma que “as estratégias de finanças devem ter componentes de longo e curto prazo.”

Para tanto, na busca do objetivo da tranqüilidade financeira, quanto mais cedo a pessoa começar a se planejar, separando um certo valor periodicamente e aplicando-o de forma inteligente, menos esforço terá que fazer.

Enviar um comentário

0 Comentários