Direitos de rescisão indevida de funcionários sob FMLA | Jurídico

Direitos de rescisão indevida de funcionários sob FMLA

O governo federal dos Estados Unidos reconhece a urgência de alguns funcionários quando se trata de atender a necessidades médicas e preocupações familiares; daí a criação do Family and Medical Leave Act (FMLA).

Direitos de rescisão indevida de funcionários sob FMLA

De acordo com o FMLA, os empregadores da Califórnia com 50 ou mais trabalhadores são legalmente obrigados a fornecer benefícios de licença a funcionários cobertos elegíveis. Um funcionário pode se qualificar para os benefícios do FMLA, como 12 semanas de licença não remunerada, se tiver trabalhado para seu empregador por pelo menos um ano.

Um trabalhador elegível pode solicitar uma licença FMLA pelos seguintes motivos: • Dar à luz ou cuidar de um recém-nascido

• Colocação de um filho adotivo

• Prestar cuidados a um cônjuge, filho ou pai com condição médica grave

• Recuperar-se de um problema de saúde grave doença

Os empregadores da Califórnia estão proibidos de demitir um funcionário que usou seus benefícios FMLA de forma adequada e legal. De acordo com a lei, os empregadores que retaliarem um trabalhador que usou seus benefícios de licença podem estar sujeitos a escrutínio e acusações legais. No entanto, os empregadores não estão proibidos de exigir que seus trabalhadores forneçam atestado médico para provar que ele realmente passou por procedimentos, tratamento ou análise médica.

Os funcionários da Califórnia que foram demitidos injustamente por praticar seus direitos podem entrar com uma ação judicial contra o empregador responsável. 

Geralmente, buscar uma reclamação de rescisão ilegal envolve lidar com uma intrincada gama de procedimentos legais. Além disso, os demandantes também precisam lidar com a intimidação dos representantes legais do réu. Nesse caso, seria melhor contratar um advogado de boa reputação na Califórnia.

Além de obter serviços jurídicos, funcionários demitidos injustamente também podem encaminhar uma reclamação à Administração de Padrões de Emprego do Departamento do Trabalho dos EUA (DOL). Os requerentes devem poder apresentar a queixa o mais tardar dois anos após a ocorrência da alegada violação. 

Ao receber a reclamação, os representantes do DOL verificariam e investigariam a reclamação. Caso o empregador envolvido tenha sido provado culpado de retaliação contra o reclamante, o primeiro pode ser obrigado a fornecer indenização compensatória e punitiva ao segundo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem