Como Criar um Plano de Negócio - Seu Mapa de Percurso
Neste artigo nós procuramos trazer o melhor conhecimento a você, terás à sua disposição um modelo de plano de negócio. Encare este roteiro como uma sugestão. Provavelmente, será preciso que você faça ajustes para que seu plano esteja adequado ao tamanho e à actividade da sua empresa.
O plano de negócio fala por você. Quanto melhor sua aparência e quanto mais claras as idéias, melhores serão os resultados. Além disso, procure fazê-lo bem-feito e organizado. Assim, você irá tornar mais fácil sua utilização e sua consulta.
Um plano de negócio pode ser usado para se conseguir novos sócios e investidores, para estabelecer parcerias com fornecedores e clientes ou mesmo apresentado a bancos para a solicitação de financiamentos. Entretanto, lembre-se de que o maior usuário do seu plano é você mesmo.
O que é e como fazer
A que se ter consciência do seu plano e qual o objectivo principal do PLANO DE NEGÓCIO. Não se trata de uma introdução ou justificativa e, sim, de um sumário contendo seus pontos mais importantes. Nele irá constar:
- · Resumo dos principais pontos do plano de negócio;
- Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições;
- Dados do empreendimento;
- Missão da empresa;
- Sectores de actividades;
- Forma jurídica;
- Enquadramento tributário;
- Capital social;
- Fonte de recursos.
Quais os Principais Pontos do Plano de Negócio em Modo Geral:
Tendo em conta o real motivo do plano de Negocio é necessário você sempre fazer uma descrição das suas principais características. Procure mencionar:
· O que é o negócio;
· Quais os principais produtos e/ou serviços;
· Quem serão seus principais clientes;· Onde será localizada a empresa;
· O montante de capital a ser investido;
· Qual será o facturamento mensal;
· Que lucro espera obter do negócio;
· Em quanto tempo espera que o capital investido retorne
Em modo de resumo podemos concluir que tenha sempre em atenção o que vai contribuir para a permanência de uma sociedade é algo tão simples como o que mantém um casamento: diálogo e clareza. Conflitos são inevitáveis, oque importa é a maneira de resolvê-la.
0 Comentários